O que é Ho'oponopono?

Em Havaiano, Ho'o significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”.

"Eu limpo para estar na Presença de Deus. Uma vez lá, a Divindade me dará tudo que é perfeito e correto para mim. Eu só sei isso. Esta é a Meta da minha vida. Se eu tenho qualquer meta ou objetivo, é estar na Presença de Deus."

Como fazer Ho'oponopono?

Como praticar o Ho´oponopono? A pessoa deve repetir as palavras "eu te amo", "sou grato", "sinto muito" e "me perdoe" em que situações?

Não há uma regra em relação ao uso das frases, é importante prestar atenção no que se sente, a chave de tudo está nos sentimentos pois eles estão vinculados ao que chamamos de 'memórias', que são os registros que ficam na mente, sinta a energia fluir e confie na divindade.

Quando você repara no sentimento e pede a Limpeza (usando as frases ou uma frase só como "te amo") em cima do sentimento, é aí que aquela carga de energia de emoção é dissolvida e a pessoa encontra a Paz. A Limpeza é sempre em cima do sentimento que se apresenta como um incômodo, um estorvo, uma mudança no que se está vibrando.

Geralmente é consequência de um julgamento pois à todo momento estamos julgando a partir do leque de categorias e comparações das memórias que compõem o ego.... portanto Ho'oponopono o portal é incessante, não se liga ou desliga, é o estar no mundo e não ser dele. A pessoa consciente está acordada, aquela que dorme sofre com as vicissitudes que aparecem em função dela estar desacordada, inconsciente do que está pensando, ruminando mentalmente.

Você pode através desse sistema se livrar das recordações que tocam repetidamente na sua mente (aquela conversa mental interna incessante - principalmente depois de situações estressantes e desagradáveis) e encontrar a Paz.

Sem os pensamentos se repetindo, sem crenças limitadoras, sem condicionamentos, sem as lembranças dolorosas, um espaço vazio se abre dentro de você. O Ho’oponopono lhe permite soltar estas recordações dolorosas, que são a causa de tudo que é tipo de desequilíbrios e doenças.

Na medida em que a memória é limpa, pensamentos de origem Divina e Inspiração ocupam o vazio dentro de você. A única coisa que devemos fazer é limpar; limpar todas as recordações, com quatro simples frases que abrangem tudo:

As frases estão relacionadas às quatro jóias de Jesus: Compaixão - Humildade - Amor - Gratidão.

Quais são os comandos?

As quatro frases chave do Ho’oponopono são: “sinto muito”, “por favor, me perdoe”, “eu te amo” e “sou grato”.

A expressão “eu te amo” é importante, pois somos parte do divino. Não existe nada mais poderoso do que permitir o amor a voltar a fluir em nosso corpo. Neste instante você se revigora, sente a corrente e a energia. Em cada sistema, ele penetra, dissolve e limpa, como a água em um momento de muita sede.

Devemos usar o “sinto muito”, pois somos 100% responsáveis pelos problemas em nossas vidas. Você está reconhecendo que algo adentrou em sua memória e lá se fixou. Essa poderosa palavra mostra: você está preparado para o salto, romper o padrão, ir além, abrir-se e desbloquear.

Em “por favor, me perdoe”, estamos pedindo perdão a nós mesmos e assim nos libertando das dificuldades. Devemos pedir a Deus que nos perdoe e que nos ajude a perdoar e ser perdoado. Esse é uma das formas mais grandiosas de crescimento, purificação e limpeza. Ela rompe barreiras, quebra correntes, elimina ressentimentos e mágoas.

“Sou grato(a)” por este problema ter se manifestado em minha vida, assim tenho mais uma chance de limpá-lo. Com essa expressão obtemos um fechamento do ciclo. Agradecer pode ser algo tremendamente incrível.

Lembrem-se, um problema é uma memória repetindo uma experiência do passado. O Ho’oponopono é um apelo a Divindade para cancelar as memórias que estão se repetindo como problemas. O Dr. Len mantém essa frase em mente sempre;

“A Paz começa comigo”, é o que ele procura praticar embora confessa que ainda tropeça uma vez ou outra.

Com o Ho’oponopono estamos assumindo a responsabilidade pelas memórias que compartilhamos com as outras pessoas. Pesquisas mostram que á todo momento existem 11 milhões de “bits” de informação em nossa volta, mas só percebemos 15 “bits”, e são em cima desses “bits” que julgamos as coisas! Portanto, não sabemos o que realmente está acontecendo. Então dizemos para a Divindade;

“Se existe algo acontecendo em mim que me faça vivenciar as pessoas de determinada maneira, eu gostaria de liberar isso.” Largando de mão essa vontade de consertar as coisas, de mudar as pessoas, deixando Deus fazer, nós mudamos nosso mundo interior o que causa uma mudança também no mundo externo.

Ser 100% responsável é um caminho de pedras, por ser o intelecto tão insistente. Quando nos ocorre um problema o intelecto sempre busca alguém ou alguma coisa para culpar. Insistimos em procurar fora de nós a origem dos nossos problemas.

A kahuna* Morrnah Simeona, professora do Dr. Len, ensinava que;

”Estamos aqui somente para trazer Paz para nossa própria vida, e se trazemos a Paz para nossa vida tudo em nossa volta descobre seu próprio lugar, seu ritmo e Paz.”.

Esta é a essência do processo Ho’oponopono.

Benefícios do ho’oponopono.

Paz interior.

Regeneração das memórias celulares.

Você já teve a sensação de reviver uma situação traumática diversas vezes, como se assistisse a um filme passando em sua cabeça?

Isso acontece porque todas as nossas dores, preocupações e receios são gerados e armazenados em nossa memória celular.

O ho’oponopono atua neste âmbito como uma limpeza, neutralizando as lembranças de sofrimento e sensações desconfortáveis.

Protagonismo da própria vida.

A princípio, a ideia de responsabilidade e obrigatoriedade de responder pelos próprios atos pode parecer muito rígida, mas com o tempo, você poderá se surpreender com o seu nível de independência e proatividade.

Ao abandonar a sensação de impotência atrelada à ideia de que o sofrimento é causado apenas por fatores externos e incontroláveis, é possível transformar suas crenças e não ter uma postura vitimista, aumentando a sensação de poder pessoal.

Estabilidade emocional.

Com a liberação de energias negativas, o equilíbrio emocional é privilegiado, pois os bloqueios da auto-realização, felicidade e plenitude desaparecem, abrindo espaço para novas percepções e paz interior.

Além disso, o praticante do ho’oponopono conquista a liberdade de não obedecer às lembranças negativas. Isso pode transformá-la em uma pessoa mais calma e com uma postura mais positiva diante das adversidades e problemas em seu caminho.

Relacionamentos mais saudáveis.

Sempre quando nos envolvemos em algum desentendimento ou conflito, a tendência é pensar que apenas os outros estão errados.

O ho’oponopono ajuda a desconstruir esta postura passiva para que o praticante possa entender que ele também é parte do problema, e quando ele muda, seus relacionamentos também mudam (para melhor, é claro!).

Somente cumprimos nosso Chamado, nosso destino, quando estamos em plena sintonia com nós mesmos.

"Com a limpeza de memória nocivas, você alcança as circunstâncias perfeitas e corretas para a sua vida."

Lembre que uma mente 100% responsável e em paz é ESSENCIAL para o "religare" entre você e a Divindade.

O importante não é quantas vezes ao dia você irá começar a praticar, basta começar a praticar aos poucos e sentir a energia fluir e confiar na divindade.

Esta é a essência do processo Ho’oponopono.

Oração de Morrnah.

“Divino Criador, pai, mãe, filho em um...

Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão...

Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz...

Assim está feito.”