O que é o Mandala?

O que é o Mandala?

Conheça tudo sobre o que é Mandala.

Mandala (substantivo masculino) é uma palavra em (sânscrito), Antiga língua clássica da Índia, pertence à família de línguas indo-européias (assim como o grego e o latim) e é a chave para a cultura tradicional da Índia, sendo utilizado até os dias atuais na celebração de rituais e recitação de mantras.

Sua mais antiga evidência é o Rig Veda, o primeiro e mais importante dos quatro livros que reúnem os textos sagrados da doutrina dos Vedas (a literatura sagrada dos Hindus que contém os ensinamentos divinos - séc XX a XV Ac.), e significa círculo.

Transformou-se em "círculo sagrado" através da arte religiosa oriental (Hinduísmo e Budismo) que o investiu de significação simbólica e poder mágico e espiritual. As mandalas orientais são confeccionadas de forma ritualística e tem como elementos imagens representativas das forças criadoras do universo.

No Budismo Tibetano os monges utilizam técnicas para sua construção que envolvem desde a memorização de textos, cálculos e proporções até a organização de seus elementos.

Embora na arte pictórica e arquitetônica ocidental exista, desde há muito tempo, uma grande quantidade de obras que hoje chamamos familiarmente de mandalas, foi através de C.G. Jung, que muito de sua atenção dispensou à cultura oriental (principalmente à filosofia chinesa), integrando alguns de seus elementos em seu trabalho, que obtivemos a "ocidentalização" da mandala.

Hoje vemos e reconhecemos mandalas em todos os lugares e situações e as utilizamos não só como elementos decorativos, mas também como ferramentas para fins energizadores e terapêuticos.

Anúncio Patrocinado